Veja mais: Porto Velho (RO)
Botão de voltar Veja mais: Base Aérea de Porto Velho (BAPV)

Para fiscalizar os gastos da unidade gestora executora responsável, dentre outras localidades e organizações militares, pelo aeródromo em questão, acesse a seguinte página no Portal da Transparência: Base Aérea de Porto Velho.

No Airliners e Jetphotos é possível ver fotografias de aeronaves nesse aeródromo. No AISWEB são encontrados dados sobre a pista do aeródromo. No Cidades Interesse Militar há uma página dedicada ao município. No FlightAware, Flightradar e RadarBox é possível verificar os voos que chegaram e partiram do aeródromo. No História da Força Aérea Brasileira é possível acessar uma página dedicada a Base Aérea de Porto Velho. No Scramble está disponível a situação da BAPV na Ordem de Batalha da FAB. Na Wikipedia há uma página dedicada ao Aeroporto Internacional de Porto Velho e a Base Aérea de Porto Velho.

Imagem da BAPV Fonte: SkyscraperCity (João Neto)

Notícias

Data Fonte Manchete
24/04/24 Força Aérea Brasileira Base Aérea de Porto Velho realiza plano de eficiência energética
12/02/22 G1 Aeroporto Internacional de Porto Velho passa a ser administrado por operadora francesa
18/05/21 Aeroin Aeroporto de Porto Velho agora é classificado como ‘internacional alternado’
05/10/20 Força Aérea Brasileira FAB e Ministério da Infraestrutura assinam portarias do Plano de Zoneamento Civil-Militar
28/07/12 Poder Aéreo Novas instalações para os ‘Sabres’ do Poti

Citações

Plano Estratégico Militar da Aeronáutica 2010-2031
Comando da Aeronáutica
“(...) o COMAER decidiu implantar o 1º/17º GAv, o 2º/17º GAv, o 3º/17º GAv e o 4º/17º GAv, unidades de veículos aéreos não-tripulados, em Santa Maria, Campo Grande, Porto Velho e Boa Vista, respectivamente, a fim de proporcionar os meios necessários para o atendimento das necessidades de reconhecimento da área de fronteira.” (2010, p. 93-94).

“Conforme estabelecida na END, a necessidade de organizar as Forças Armadas sob o trinômio monitoramento, mobilidade e presença, priorizando a região amazônica e a ampliação da área de cobertura da defesa aérea, o COMAER resolveu transferir o 5°/1º GCC de Fortaleza - CE para Porto Velho – RO, a fim de proporcionar os meios necessários para o atendimento à estrutura de comando e controle da Força Aérea Brasileira (...).” (2010, p. 82).
A situação da infraestrutura aeroportuária na região norte e seu potencial apoio à aviação regional
Cláudio Jorge Pinto Alves e Frank Cabral de Freitas Amaral
“Porto Velho dispõe de área para sua expansão, principalmente, no prolongamento de sua cabeceira 19. O setor norte e oeste do sítio estão totalmente desocupados.” (2012, p. 180-181).
História Geral da Aeronáutica Brasileira - Vol 5
Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica
“Comprovando a eficiência dos trabalhos executados na Pista de Porto Velho, o avião C-130 2450, em 25 de março de 1966, efetuou pouso pioneiro e decolagem na nova pista que está sendo construída pela COMARA, a despeito de a obra ainda não havia sido concluída.
(Rádio 41/NPV/2503 e Boletim nº 57, de 30 de março de 1966).” (2014, p. 529).