Verbetes
Aeródromos mais a leste
Recife (PE) é o aeródromo da FAB situado mais a leste do Brasil (em termos de aeródromos públicos brasileiros, quem recebe esse título é o de Fernando de Noronha (PE)). Já Parnamirim (RN) e Recife (PE) possuem a característica de serem os aeródromos da FAB mais distantes para um conjunto de três aeródromos desse mesmo ramo das forças armadas.

Um aeródromo da FAB possui Parnamirim (RN) como o mais distante: Vilhena (RO).

Dois aeródromos da FAB possuem Recife (PE) como o mais distante: Eirunepé (AM) e Porto Velho (RO).
Aeródromo mais a noroeste
São Gabriel da Cachoeira (AM) é o aeródromo da FAB e aeródromo público brasileiro situado mais a noroeste do Brasil. São Gabriel da Cachoeira (AM) possui ainda a característica de ser o aeródromo da FAB mais distante para um conjunto de dezessete aeródromos desse mesmo ramo das forças armadas.

São eles: Anápolis (GO), Barbacena (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Guaratinguetá (SP), Guarujá (SP), Guarulhos (SP), Lagoa Santa (MS), Mangaratiba (RJ), Pirassununga (SP), Rio de Janeiro (RJ) (Campo dos Afonsos, Centro, Galeão e Santa Cruz), São José dos Campos (SP) e São Paulo (SP).
Aeródromo mais a norte
Boa Vista (RR) é o aeródromo da FAB situado mais a norte do Brasil (em termos de aeródromos públicos brasileiros, quem recebe esse título é o de Oiapoque (AP)). Boa Vista (RR) possui ainda a característica de ser o aeródromo da FAB mais distante para um conjunto de quatro aeródromos desse mesmo ramo das forças armadas.

São eles: Cacequi (RS), Campo Grande (MS), Canoas (RS) e Santa Maria (RS).
Aeródromo mais a oeste
Eirunepé (AM) é o aeródromo da FAB situado mais a oeste do Brasil (em termos de aeródromos públicos brasileiros, quem recebe esse título é o de Cruzeiro do Sul (AC)). Eirunepé (AM) possui ainda a característica de ser o aeródromo da FAB mais distante para um conjunto de cinco aeródromos desse mesmo ramo das forças armadas.

São eles: Fortaleza (CE), Parnamirim (RN), Pureza (RN), Recife (PE) e Salvador (BA).
Aeródromos mais a sul
Canoas (RS) é o aeródromo da FAB situado mais a sul do Brasil (em termos de aeródromos públicos brasileiros, quem recebe esse título é o de Santa Vitória do Palmar (RS)). Já Cacequi (RS) e Canoas (RS) possuem a característica de serem os aeródromos da FAB mais distantes para um conjunto de seis aeródromos desse mesmo ramo das forças armadas.

Dois aeródromos da FAB possuem Cacequi (RS) como o mais distante: Alcântara (MA) e Belém (PA).

Quatro aeródromos da FAB possuem Canoas (RS) como o mais distante: Boa Vista (RR), Manaus (AM), Novo Progresso (PA) e São Gabriel da Cachoeira (AM).
Área de abrangência
Refere-se a uma área específica do território nacional onde o aeródromo da FAB mais próximo, dentre todos os disponíveis, é o mencionado. Portanto, em caso de necessidade de uma aeronave da força aérea retornar a um aeródromo da FAB enquanto sobrevoa o território nacional, ela deve dirigir-se ao aeródromo que possui essa área dentro de sua abrangência.
Chapada
Relevo plano com bordas escarpadas. Cerca de 4,5% do território brasileiro é composto por Chapadas.

Um aeródromo da FAB está localizados em uma Chapada: Anápolis (GO).
Depressão
Relevo situado abaixo do nível das regiões vizinhas. Cerca de 25,9% do território brasileiro é composto por Depressões.

Quatro aeródromos da FAB estão localizados em Depressões: Boa Vista (RR), Eirunepé (AM), Lagoa Santa (MG), Porto Velho (RO), Rio de Janeiro (RJ) (Campo dos Afonsos), Rio de Janeiro (RJ) (Galeão), Santa Maria (RS) e São Gabriel da Cachoeira (AM).
Destacamento de Controle do Espaço Aéreo
Os DTCEAs são organizações militares que operam os radares da Força Aérea Brasileira, sejam eles primários e secundários (usados para controlar o tráfego aéreo) ou meteorológicos (usados para fazer a observação meteorológica).

Setenta e três DTCEAs fazem parte da FAB: dezenove são operados pelo CINDACTA I, quatorze pelo CINDACTA II, onze pelo CINDACTA III, vinte e um pelo CINDACTA IV e oito pelo CRCEA-SE.

Os vinte e sete DTCEAs do CIMAER são na verdade essas mesmas organizações subordinadas aos CINDACTAs, mas que prestam serviços também a esse centro.
Estação de Apoio ao Controle do Espaço Aéreo
As EACEAs são infraestruturas militares que operam sem nenhum tipo de guarnição, constituídas por equipamentos de telecomunicações e ou de auxílio à navegação aérea.

Noventa e três EACEAs fazem parte da FAB: vinte e duas são operados pelo CINDACTA I, vinte e uma pelo CINDACTA II, dezessete pelo CINDACTA III, dezenove pelo CINDACTA IV e quatorze pelo CRCEA-SE.
Equatorial
"Este clima está localizado na região norte do Brasil, próximo à linha do Equador. Caracteriza-se pelas elevadas temperaturas, alta umidade do ar, altos índices pluviométricos e baixa amplitude térmica ao longo de todo o ano." (Duque de Caxias, 2020). Belém (PA), Eirunepé (AM), Manaus (AM), Novo Progresso (PA), Porto Velho (RO), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Vilhena (RO).
Horário de Brasília
É utilizado obviamente no Distrito Federal, nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do país, além dos estados de Goiás, Tocantins, Pará e Amapá. Correspondendo ao UTC-3, Brasília está três horas atrás em relação ao Tempo Universal Coordenado.

Vinte e oito aeródromos da FAB estão situados nesse Fuso: Alcântara (MA), Anápolis (GO), Barbacena (MG), Belém (PA), Brasília (DF), Cacequi (RS), Canoas (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Guaratinguetá (SP), Guarujá (SP), Guarulhos (SP), Lagoa Santa (MG), Mangaratiba (RJ), Novo Progresso (PA), Parnamirim (RN), Pirassununga (SP), Pureza (RN), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) (Campo dos Afonsos, Centro, Galeão e Santa Cruz), Salvador (BA), Santa Maria (RS), São José dos Campos (SP) e São Paulo (SP).
Horário de Fernando de Noronha
É utilizado nas ilhas oceânicas brasileiras (Atol das Rocas, Arquipélago de Fernando de Noronha, Arquipélago de São Pedro e São Paulo e Arquipélago de Trindade e Martin Vaz). Correspondendo ao UTC-2, Fernando de Noronha está duas horas atrás em relação ao Tempo Universal Coordenado.
Horário do Acre
É utilizado no estado do Acre e em treze municípios do sudoeste do Estado do Amazonas (Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga). Correspondendo ao UTC-5, o Acre está cinco horas atrás em relação ao Tempo Universal Coordenado.

Um aeródromo da FAB está situado nesse Fuso: Eirunepé (AM).
Horário do Amazonas
É utilizado na maior parte do estado do Amazonas, em todo o estado de Rondônia e Roraima e na quase totalidade do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Correspondendo ao UTC-4, o Amazonas está quatro horas atrás em relação ao Tempo Universal Coordenado.

Seis aeródromos da FAB estão situados nesse Fuso: Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Manaus (AM), Porto Velho (RO), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Vilhena (RO).
Patamar
Relevo que constitui uma espécie de degrau entre áreas de relevos mais elevados e áreas topograficamente mais baixas. Cerca de 27,6% do território brasileiro é composto por Patamares.

Três aeródromos da FAB estão localizados em Patamares: Manaus (AM) e Salvador (BA).
Pistas cruzadas
Refere-se aos aeródromos dotados de pelo menos duas pistas que seguem direções diferentes e se cruzam.

Quatro aeródromos da FAB possuem essa configuração: Belém (PA), Florianópolis (SC), Parnamirim (RN) e Santa Maria (RS).
Pistas divergentes
Refere-se aos aeródromos dotados de pelo menos duas pistas que seguem direções diferentes e não se cruzam.

Dois aeródromos da FAB possuem essa configuração: Rio de Janeiro (RJ) (Galeão) e Salvador (BA)
Pistas paralelas
Refere-se aos aeródromos dotados de duas ou mais pistas que seguem a mesma direção. O espaçamento entre elas é determinante para a possibilidade de ocorrer operações simultâneas. Sua construção é recomendada quando a demanda de pousos e decolagens ultrapassa a capacidade de ser atendida por uma única pista.

Cinco aeródromos da FAB possuem essa configuração: Anápolis (GO), Brasília (DF), Guarulhos (SP), Pirassununga (SP) e Rio de Janeiro (RJ) (Centro).
Planalto
Relevo de altitude elevada em relação às terras ao redor - porém, não tanto quanto uma montanha. Cerca de 21,9% do território brasileiro é composto por Planaltos.

Seis aeródromos da FAB estão localizados em Planaltos: Barbacena (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Novo Progresso (PA) e Vilhena (RO).
Planície
Relevo plano ou suavemente ondulado, formado por sedimentação. Cerca de 9,5% do território brasileiro é composto por Planícies.

Quinze aeródromos da FAB estão localizados em Planícies: Belém (PA), Cacequi (RS), Canoas (RS), Eirunepé (AM), Florianópolis (SC), Guaratinguetá (SP), Guarujá (SP), Guarulhos (SP), Mangaratiba (RJ), Pirassununga (SP), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) (Centro, Galeão e Santa Cruz), Salvador (BA), Santa Maria (RS) e São Paulo (SP).
Região
Área delimitada que se encontra sob algum tipo de gestão.

No caso das regiões da FAB administradas pelos Comandos Aéreo Regionais, elas têm como função coordenar a representação da força em sua área de jurisdição.
Sete regiões administrativas fazem partem da FAB: I COMAR, II COMAR, III COMAR, IV COMAR, V COMAR, VI COMAR e VII COMAR.

No caso das regiões da FAB controladas pelos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo - chamadas de Regiões de Informação de Voo -, elas têm como função fornecer serviços de informação de voo em sua área de jurisdição.
Cinco Regiões de Informação de Voo são controladas pela FAB: Amazônica (CINDACTA IV), Atlântico (CINDACTA III), Brasília (CINDACTA I), Curitiba (CINDACTA II) e Recife (CINDACTA III).
Serviços de navegação aérea
No caso da NAV Brasil, referem-se aos seguintes serviços:
  • gerenciamento de partidas e chegadas de aeronaves em áreas próximas aos aeródromos;
  • auxílio ao próprio pouso, decolagem e taxiamento nos aeródromos; e
  • fornecimento de informações meteorológicas sobre as áreas dos aeródromos.

Os seguintes aeródromos da FAB possuem serviços fornecidos pela NAV Brasil: Guarulhos (SP) e Rio de Janeiro (RJ) (Centro e Galeão).
Tabuleiro
Relevo plano com encostas íngremes que apresentam camadas de rochas sedimentares expostas. Cerca de 4,7% do território brasileiro é composto por Tabuleiros.

Seis aeródromos da FAB estão localizados em Tabuleiros: Alcântara (MA), Belém (PA), Fortaleza (CE), Guaratinguetá (SP), Parnamirim (RN), Pureza (RN) e São José dos Campos (SP).
Temperado
"Este clima está localizado na região sul do Brasil. A temperatura média anual é de 19°C, com possibilidade de temperaturas muito baixas durante o inverno, inclusive abaixo de 0° Celsius, ocasionando eventos de geadas, e até mesmo neve, em regiões serranas. Durante o verão as temperaturas são elevadas. As chuvas são bem distribuídas ao longo de todo o ano." (Duque de Caxias, 2020).

Cinco aeródromos da FAB estão situados nessa zona: Cacequi (RS), Canoas (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Santa Maria (RS).
Tropical Brasil Central
"Este clima está localizado na região central do Brasil, cobrindo toda a região sudeste, o centro-oeste e grande parte do nordeste. Os verões são chuvosos, enquanto no inverno ocorre pouca chuva e eventos de estiagem. As temperaturas médias variam entre 20°C e 28°C ao longo do ano. Durante o inverno, massas de ar polar vindas do sul do planeta formam as frente frias e causam a diminuição da temperatura, podendo ocasionar períodos de vários dias com frio." (Duque de Caxias, 2020).

Dezesseis aeródromos da FAB estão situados nessa zona: Anápolis (GO), Barbacena (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Guaratinguetá (SP), Guarujá (SP), Guarulhos (SP), Lagoa Santa (MG), Mangaratiba (RJ), Pirassununga (SP), Rio de Janeiro (RJ) (Campo dos Afonsos, Centro Galeão e Santa Cruz), São José dos Campos (SP) e São Paulo (SP).
Tropical Nordeste Oriental
"Este clima está localizado em uma sub-região da região nordeste do Brasil, estendendo-se em uma faixa litorânea desde o estado do Rio Grande do Norte até o sul da Bahia. Está sob forte influência da umidade do Oceano Atlântico e é caracterizado por elevadas temperaturas ao longo de todo o ano, com inverno chuvoso e verão menos úmido. A temperatura média anual é de 25°C." (Duque de Caxias, 2020).

Quatro aeródromos da FAB estão situados nessa zona: Parnamirim (RN), Pureza (RN), Recife (PE) e Salvador (BA).
Tropical Zona Equatorial
"Este clima está localizado ao norte da região nordeste do Brasil. Caracteriza-se pelas estações do ano de inverno e verão marcadas pela presença e ausência de chuva. O verão é chuvoso e o inverno é seco com pouca chuva. As temperaturas são elevadas com baixa amplitude térmica." (Duque de Caxias, 2020).

Três aeródromos da FAB estão situados nessa zona: Alcântara (MA), Boa Vista (RR) e Fortaleza (CE).
Território nacional
Território é toda área delimitada por relações de poder. Existem vários tipos de territórios, e o nacional é um deles. Nesse caso em específico, o poder é exercido pelo Estado, através de seu governo. O território nacional é composto pelo solo, parte do subsolo, espaço aéreo e, quando há acesso ao oceano ou mar, por uma parte dele.

A FAB está inteiramente localizada no território nacional brasileiro (obs.: há casos de forças aéreas que mantêm bases ou aeronaves sediadas em territórios estrangeiros).
Unidade Gestora Executora
É um órgão do Estado responsável pela gestão e execução de recursos públicos. Suas principais funções incluem a administração orçamentária, financeira e patrimonial, além de assegurar que os recursos sejam aplicados de acordo com a legislação vigente e as diretrizes estabelecidas pelos órgãos de controle. (ChatGPT).
Uso exclusivamente militar
Refere-se a sítios aeroportuários que operam exclusivamente com tráfego militar, além de possuírem uma administração realizada somente pela Força Aérea Brasileira.

Quatorze aeródromos da FAB possuem esse tipo de uso: Alcântara (MA), Anápolis (GO), Barbacena (MG), Cacequi (RS), Canoas (RS), Lagoa Santa (MG), Manaus (AM), Mangaratiba (RJ), Novo Progresso (PA), Parnamirim (RN), Pirassununga (SP), Pureza (RN) e Rio de Janeiro (RJ) (Campo dos Afonsos e Santa Cruz).
Uso público e militar
Refere-se a sítios aeroportuários que operam com tráfego público (aviação comercial e executiva) e militar, e, portanto, possuem uma administração compartilhada entre a Força Aérea Brasileira e a empresa que possui a concessão do aeródromo.

Vinte e um aeródromos da FAB possuem esse tipo de uso: Belém (PA), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Eirunepé (AM), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Guaratinguetá (SP), Guarujá (SP), Guarulhos (SP), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) (Centro e Galeão), Salvador (BA), Santa Maria (RS), São Gabriel da Cachoeira (AM), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP) e Vilhena (RO).
Zona rural
É a área em que predominam as atividades primárias e onde há grandes áreas verdes, que podem ser naturais ou cultivadas. No entanto, existem cidades que são consideradas como zonas rurais por possuírem uma pequena quantidade de habitantes, uma baixa dinâmica econômica e por terem como principal atividade econômica dos seus moradores o agronegócio. Para o IBGE, por exemplo, cidades com menos de 20 mil habitantes são consideradas como zonas rurais. (BRASIL ESCOLA, BRASIL ESCOLA, ESTADÃO, SIGNIFICADOS e TODA MATÉRIA).

Onze aeródromos da FAB estão situados nessa Zona: Alcântara (MA), Anápolis (GO), Barbacena (MG), Cacequi (RS), Eirunepé (AM), Mangaratiba (RJ), Novo Progresso (PA), Pirassununga (SP), Pureza (RN), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Vilhena (RO).
Zona urbana
É a área onde ocorre uma maior densidade populacional e em que há um predomínio da ocupação de seus moradores com atividades do setor secundário e terciário. No entanto, no campo atualmente existem algumas práticas e características das zonas urbanas, o que nos leva a crer que uma zona urbana transcende o espaço das cidades. (BRASIL ESCOLA, BRASIL ESCOLA e TODA MATÉRIA).

Vinte e quatro aeródromos da FAB são facilmente identificáveis como pertencentes a essa Zona: Belém (PA), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Guaratinguetá (SP), Guarujá (SP), Guarulhos (SP), Lagoa Santa (MG), Manaus (AM), Parnamirim (RN), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) (Campo dos Afonsos, Centro, Galeão e Santa Cruz), Salvador (BA), Santa Maria (RS), São José dos Campos (SP) e São Paulo (SP).